domingo, 11 de julho de 2021

O ego mata o talento


A maior armadilha que o homem pode sucumbir: a própria vaidade. Pessoas orgulhosas confundem humildade com humilhação, e sobre qualquer situação desagradável se ofendem ou se irritam, e esse destempero impede que as virtudes se desenvolvam.

Humildade seria não se achar melhor do que ninguém, nem pior. E sem se categorizar, o elogio não te engana nem a ofensa te deprime. Momentos de derrota não farão com que você se sinta derrotado, assim como pequenas vitórias não inflarão seu ego ao ponto de ser arrogante, mesquinho, ou até mesmo vingativo.

Ser reprovado em uma entrevista de emprego, ser zoado pelo coleguinha por uma falha sua, ou ser rejeitado pela pessoa que você está a fim, enfim, são situações que são encaradas como insultos pessoais para quem é egocêntrico. A autoconfiança pode tornar-se uma inimiga caso ela se transforme em narcisismo, que é o estágio mais elevado da capa do ego.

Por que capa? Porque apenas trata-se de uma projeção idealizada da gente para os outros, ou seja, apenas uma casca que encobre nossa personalidade. Então, quando alguém te bajula, só o ego é tocado. Da mesma forma, ocorre quando te atacam. Absorver isso para si é ser escravo do ego, que é uma coisa que ninguém está livre, pois todos possuímos aquela ânsia de mostrar que é foda, mas não necessariamente precisamos viver em função disso. O que as pessoas pensam sobre nós é responsabilidade exclusiva delas, não da gente. Liberar este peso é o primeiro passo da batalha contra o ego.

Há quem diga que uma pessoa que escreve sobre esse tema só teria o direito de falar sobre ego se não fosse também um egocêntrico. Mas também há quem diga que a melhor forma de lidar com o problema é mergulhar nele, com informações e principalmente, com reflexões sobre as pessoas que saíram da sua vida devido a seu ego exacerbado.

Uma massagem no ego é traidora, assim como uma porrada no ego é ilusória. Se nada é de fato real, por que se importar tanto? Aquele que domina o poder de abstrair tanto elogios quanto ofensas, estará pronto para potencializar suas habilidades e corrigir os erros. As feridas vão aparecer e você vai aguentar, pois o ferro mais forte é forjado no fogo mais quente.

O ego mata o talento.

0 comentários:

PAULO MONTEIRO ADVOCACIA & CONSULTORIA

OAB/CE Nº 46.849
Rua Dom Pedro II, 736 - Cruzeiro - Camocim, CE, Brasil. CEP: 62400-000
E-MAIL: pmonteiroadvocacia@gmail.com
REDES SOCIAIS: @pmonteiroadvocacia