quinta-feira, 3 de novembro de 2022

O Manifesto Liberal


Os resultados das últimas eleições tornaram totalmente obscuro o futuro do Liberalismo no Brasil e da chamada “direita liberal”. A qual espectro político ficará enquadrado? Quem será o representante a nível nacional no movimento liberal? É preocupante a inclinação de alguns dos principais quadros do liberalismo brasileiro à figura do atual presidente que não obteve a reeleição.

Apresenta-se um caminho rumo à extinção do movimento liberal no Brasil devido ao fato de ter como líder maior um político manifestamente antiliberal, em especial às liberdades individuais inerentes do Direito Negativo; com apreço a regimes autoritários e ditatoriais, além de apego a ideologias fundamentalistas e teocráticas. Não bastando um partido que é “liberal” apenas no nome.

E essa sucumbência, palavra de fato mais adequada, eclodiu em diversas instituições atreladas à defesa do Liberalismo no Brasil, como o Movimento Brasil Livre (MBL), o Partido NOVO (único partido registrado com diretriz liberal em seu estatuto), dentre outras lideranças de outras siglas, mas que defendiam de forma contundente as ideias de liberdade. Que, lamentavelmente, teve seu conceito deturpado e corrompido.

A essência do Liberalismo é o egoísmo, citado por Adam Smith em A Riqueza das Nações: “Não é pela benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que nós contamos com o nosso jantar, mas pela consideração do seu próprio interesse”. Em que pensando no nosso próprio bem-estar, é que desenvolvemos atividades para gerar bem-estar nos outros, temos a motivação.

Todavia, o pensamento de Smith não pode ser considerado de forma isolada, já que todos fomos beneficiados em momento anterior pelo egoísmo de alguém, pelo afã de algum ganho financeiro. Ou seja, é necessário que a pessoa que me compre também esteja bem, para assim o meu bem ser alcançado. Eis que se edifica o conceito de coletividade e responsabilidade da liberdade dos atos individuais.

Não há liberdade quando o indivíduo escolhe ou age segundo a vontade alheia, ou segundo outros fatores externos. Também não há liberdade quando o indivíduo escolhe ou age com ignorância. Adolfo Vasquez defendia que o sujeito não ignore nem as circunstâncias nem as consequências da sua ação, ou seja, que seu comportamento possua um caráter consciente, emergindo o conceito de responsabilidade moral. A liberdade sempre teve alinhada com a responsabilidade, e seu preço é a eterna vigilância, como dizia Thomas Jefferson.

Dito isto, o manifesto liberal coloca alguns questionamentos para a militância:

1) Como ser defensor da liberdade ao ter como baluarte e mentor uma figura que ignora completamente o conceito de coletividade, somando-se com uma total irresponsabilidade moral ao desprezar a dignidade da pessoa humana?

2) Como ser liberal e ajoelhar-se a um discurso que ofende as liberdades individuais, encoraja atos de violência, usurpando símbolos nacionais e uma cultura religiosa para edificar um projeto déspota de Poder?

3) Vale a pena exaltar um representante que supostamente defende uma liberdade de expressão para atacar a reputação de alguém e a honra das instituições (olha o conservadorismo de faz-de-conta aí)?

4) Apoiar quem sequer teve compromisso em reduzir o peso da máquina estatal? Há alguma “pitada” de Liberalismo em tais pautas levantadas pelo atual “ícone da direita brasileira”?

Se foi isso que ser liberal no Brasil significou (bajuladores de Bolsonaro), então resta aos liberais dissidentes uma contundente ida para o centro, renunciando ao rótulo de “liberais”, aceitando a nada inglória alcunha de “sociais-democratas”. Há de se lamentar profundamente o que o "Liberalismo Tupiniquim" se tornou.

É necessário abolir este pensamento nefasto alinhado com o fascismo do Século XX, assim como não se aproximar demais da esquerda autoritária que sempre mitigou as liberdades do indivíduo. Afinal, ser tolerante com os intolerantes é ser cúmplice da intolerância.

Liberais do Brasil e do Mundo, uni-vos!

0 comentários:

PAULO MONTEIRO ADVOCACIA & CONSULTORIA

OAB/CE Nº 46.849
Rua Dom Pedro II, 736 - Cruzeiro - Camocim, CE, Brasil. CEP: 62400-000
E-MAIL: pmonteiroadvocacia@gmail.com
REDES SOCIAIS: @pmonteiroadvocacia