terça-feira, 9 de março de 2021

Gratidão aos conselhos, desprezo pelas críticas


Convém ao jurista de valor, ou para qualquer criatura em evolução pessoal, entender que os conselhos devem ser ouvidos e que as críticas devem ser desprezadas. E que há diferença entre elas. Por que ser grato a um e ignorar o outro?

Vejamos. Quem está em situação melhor que a sua ou que faz coisas mais grandiosas não vai perder o tempo dela te criticando ou usando de energia para falar mal de você para alguém. Ou essa pessoa de sucesso vai te ignorar (o que geralmente ocorre), ou ela vai te ajudar caso tenha algum apreço por você. E conselhos são uma espécie de “mão amiga”, haja vista que ninguém dá conselhos para quem não se importa.

Quem está abaixo ou que acha que está acima por qualquer motivo que seja (status social, opção política, ou trocados a mais na conta bancária), vai querer te derrubar ou te frear, porque na cabeça dessas pessoas, não entra a ideia de você chegar a algum lugar melhor, saindo de onde elas também estão, enquanto elas continuam no mesmo canto. O sucesso no Brasil é uma ofensa pessoal, como diria o genial Tom Jobim.

Estes são os HATERS. Ou invejam teu caminho, ou competem com você em algo, ou simplesmente querem ver você na pior e vão buscar ferir seu ego, sua autoestima. Não existe crítica construtiva, ela apenas destrói. Quem quer teu bem vai sugerir algo, vai até te corrigir, mas jamais te humilhar. É importante ter sabedoria para filtrar o que se lê e o que se ouve. E muito cuidado com os puxa-sacos, pois destes também puxam tapete.

Sair de perto de quem só abre a boca para falar mal de você é um bom caminho para a paz de espírito. Entretanto, consta a importância de se ter cuidado com os bajuladores, pois quem se torna escravo de elogios, acaba desmoronando no primeiro comentário negativo. 

0 comentários:

PAULO MONTEIRO ADVOCACIA & CONSULTORIA

OAB/CE Nº 46.849
Rua Dom Pedro II, 736 - Cruzeiro - Camocim, CE, Brasil. CEP: 62400-000
E-MAIL: pmonteiroadvocacia@gmail.com
REDES SOCIAIS: @pmonteiroadvocacia