quarta-feira, 21 de julho de 2021

Criptomoedas: conceitos importantes


Créditos ao professor Ivan Ferreira, do "Gabarite Informática".

CONCEITO

Criptomoeda é o nome genérico para moedas digitais centralizadas, criadas em uma rede blockchain, a partir de sistemas avançados de criptografia que protegem as transações e os dados de quem transaciona com esses ativos.

Basicamente, é uma moeda como as que se utilizam no dia a dia (real, dólar, euro), com a diferença de ser totalmente digital (não tangível) e não ser controlada, intermediada, transferida ou emitida por órgão ou governo (descentralizada). Um dos pilares das criptomoedas é a criptografia, que é uma camada de segurança utilizada para confirmar as transações financeiras, e assim, oferecer proteção dos dados e dificultar fraudes.

BLOCKCHAIN

Sistema que permite rastrear o envio e o recebimento de alguns tipos de informação na internet, a partir fragmentos de códigos com informações em bloco de dados que formam uma corrente, por isso o nome.

PRINCIPAIS CRIPTOMOEDAS NO MERCADO

  • Bitcoin (BTC) 
  • Ethereum (ETH)
  • Ripple (XRP)
  • Litecoin (LTC)
  • Dogecoin
  • Cardano (ADA)
  • Binance Coin (BNB)

MINERAÇÃO

A mineração de criptomoedas é o processo pelo qual novas partes entram em circulação. O processo é executado em computadores muito sofisticados que resolvem problemas matemáticos computacionais extremamente complexos. Na mineração, as transações são verificadas e registradas no blockchain, dentro de um tempo de confirmação.

No processo, os computadores alocados fazem uma varredura sobre os blockchains, garantindo que a mesma criptomoeda não seja usada duas vezes pela mesma pessoa, algo como fazer uma cópia do código. Consiste em encontrar a chave que criptografa os blocos, chamadas de "hash", uma vez que cada bloco atua como um livro de registros.

O processo de mineração é a única forma de gerar uma nova criptomoeda sem investir capital na compra e poder negociá-la como parte no mercado.

0 comentários:

PAULO MONTEIRO ADVOCACIA & CONSULTORIA

OAB/CE Nº 46.849
Rua Dom Pedro II, 736 - Cruzeiro - Camocim, CE, Brasil. CEP: 62400-000
E-MAIL: pmonteiroadvocacia@gmail.com
REDES SOCIAIS: @pmonteiroadvocacia