quarta-feira, 21 de setembro de 2022

O servidor público como agente de desenvolvimento social


Matéria referente a concursos públicos inserida em Direito Administrativo ou em Conhecimentos Específicos nos editais, dentre eles, os dois últimos do INSS.

O SERVIDOR PÚBLICO COMO AGENTE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Desenvolvimento social conceitua-se no fenômeno do aumento da qualidade de vida da população de um país. É a diminuição da pobreza e desigualdades sociais com a melhoria da saúde, educação e emprego e outras políticas públicas. Para que isso aconteça é necessário a melhoria dos serviços públicos. É investir o capital em benefício da população. É beneficiar toda a população sem preconceitos de raça, cor, origem, sexo e outras formas de discriminação.

O papel principal de um servidor público é atender ao interesse público e consequentemente ser um agente de desenvolvimento social. A função principal do Estado (Administração pública) é atender as necessidades da sua população e atuar principalmente em áreas que o setor privado não quer atuar pela razão de não dar lucro.

O servidor público é peça importante para atender esta necessidade da população, pois é ele que presta o serviço diretamente ou indiretamente para a população e se ele cumprir com qualidade sua função, ajudará o desenvolvimento social do país.

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO SERVIÇO PÚBLICO

De acordo com a Escola Nacional de Administração Pública, a despeito do grande volume de contratações no serviço público nos últimos 15 anos, o aumento da população e da demanda por prestação de serviços de qualidade culminou em um cenário de insuficiência de pessoas que trabalham e intensificação das atividades.

Importe ressaltar sobre a gestão flexível da produção e do trabalho, pois o acúmulo constante de novas tarefas, flexibilidade funcional, rodízio de atividades, polivalência e multiqualificação. Resultando na marginalização do sentido do trabalho, carência de tempo para qualificação e identificação.

Também são essenciais para a saúde e qualidade de vida no serviço público a inserção de novas tecnologias e formas de produção, além do cumprimento de melhorias de serviços baseadas no sacrifício do trabalhador que precisa realizar o trabalho, muitas vezes sem a estrutura adequada para tal, pois a eficácia do serviço está alinhada com o bom estado de saúde, a competência profissional e o perfil adequado do servidor.

Importante deparar com esta notícia:

QUESTÃO COMENTADA

(CESPE/Cebraspe – 2008 – INSS – Técnico do Seguro Social)

A qualidade do serviço de atendimento ao público, no contexto da realidade brasileira, tanto no âmbito estatal quanto no da iniciativa privada, apresenta-se como um desafio institucional que parece exigir transformações urgentes. Essa necessidade tem múltiplas facetas e a visibilidade de uma delas se expressa nas queixas freqüentes de usuários-consumidores. Basta visitar os espaços dedicados aos leitores dos jornais para encontrar uma fonte empírica abundante de reclamações concernentes aos serviços de atendimento em instituições públicas e privadas.

(Mário César Ferreira. Serviço de atendimento ao público: o que é? Como analisá-lo? Esboço de uma abordagem teórico-metodológica em ergonomia. Internet: <www.unb.br>)

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir: 

O bom estado de saúde, a competência profissional e o perfil adequado do atendente tornam o serviço de atendimento mais eficiente e, desse modo, contribuem para aumentar a satisfação dos usuários dos produtos ou serviços da instituição.

(   ) Certo            (   ) Errado

COMENTÁRIO: Da mesma forma que o ambiente precisa ser favorável, é importante observar o estado de saúde do servidor, assim como sua habilidade profissional e se tem ou não o perfil para realizar determinada atividade. Portanto, estes três fatores estando alinhados, sim, contribuirão para a satisfação dos usuários e na eficiência no serviço público. GABARITO: Item CERTO.

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