terça-feira, 11 de outubro de 2022

Sala de Audiências, onde sentar-se?


Mais uma da série “isso não se ensina nos bancos da faculdade”. E mesmo com a era digital, a pandemia da COVID-19 com as audiências por videoconferência, as audiências presenciais tendem a não ser extintas pelas Varas e pelos Tribunais. Enfim, em qual lado sentar-se?

Pode parecer uma pergunta boba, mas não é coisa que se sabe de cara para advogados iniciantes e para os ainda acadêmicos de Direito, principalmente em tempos de audiências sendo realizadas em boa parte por videoconferência. Então, sabendo o lugar onde sentar-se evita gafes desnecessárias e assim, dará mais segurança para o profissional que irá fazer suas sustentações em prol de seu cliente.

No momento de depor, a pessoa ficará de frente para o escrivão da vara, que lavrará o termo de audiência. Quando o processo não for criminal, de forma residual, ele será cível, com exceção dos processos da Justiça do Trabalho. A imagem a seguir deixa claro as partes sentadas de frente para a outra, com seus representantes, e o juiz ao centro como figura imparcial.



0 comentários:

PAULO MONTEIRO ADVOCACIA & CONSULTORIA

OAB/CE Nº 46.849
Rua Dom Pedro II, 736 - Cruzeiro - Camocim, CE, Brasil. CEP: 62400-000
E-MAIL: pmonteiroadvocacia@gmail.com
REDES SOCIAIS: @pmonteiroadvocacia