quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

A advocacia antes da advocacia


Obviamente que você não pode advogar sem o registro na Ordem. Mas a carreira do advogado começa bem antes de o ainda estudante ter a sua carteirinha da OAB. É lá mesmo, nos bancos da Faculdade de Direito onde seus professores e seus colegas começarão a enxergar em você um profissional da advocacia.

Ainda como estudante é que se deve manifestar o interesse em advogar, mostrar empenho nas disciplinas de prática, estágios, assim como fortificar uma marca, seja com blog ou canal com conteúdo jurídico, ou um perfil de estudo e dicas, conhecidos como “studygram”. Se tiver uma logomarca ou projeto de uma, melhor ainda.

O mundo do Direito hoje é predominantemente dominado pela “comunidade concurseira”, que é um caminho bem válido devido ao fato de boa parte dos estudantes almejarem uma estabilidade profissional e de ganhos através do concurso público, principalmente em tempos de instabilidade econômica e política no país. Mais uma razão para colocar os “futuros advogados” em evidência.

O maior desafio de um jovem advogado ou advogada é “fazer o nome”, e só tem uma forma de fazer seus futuros clientes e parceiros lhe conhecerem: se mostrando! Seja apresentado, participe das aulas ativamente, tire dúvidas dos colegas, tenha relação amistosa com os professores, com servidores, tenha rosto! E quem tem rosto, tem nome.

As críticas por ter uma personalidade desinibida serão enormes, principalmente pelas costas. Um trabalho mental deve ser primordial para não despertar no estudante e futuro causídico a sensação de que está fazendo algo de errado ou fazendo papel de palhaço para os outros. Uma psicoterapia e ouvir gente que já está na ativa e que tem apreço por você são caminhos viáveis para diminuir esta insegurança.

Enfim, não é fácil nem para quem já está na atividade advocatícia, imagine para quem ainda sequer começou. Mas todos os que hoje são consolidados foram anônimos um dia, e a velocidade de crescimento de quem aparece desde cedo é bem maior do que a de quem se esconde. O conhecido vende mais que o bom. E não vale de nada ser bom se ninguém souber que você é bom. Advogar começa bem antes da OAB, jamais esquecer disso. 

0 comentários:

PAULO MONTEIRO ADVOCACIA & CONSULTORIA

OAB/CE Nº 46.849
Rua Dom Pedro II, 736 - Cruzeiro - Camocim, CE, Brasil. CEP: 62400-000
E-MAIL: pmonteiroadvocacia@gmail.com
REDES SOCIAIS: @pmonteiroadvocacia