segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Recurso em Sentido Estrito (RESE) e aplicação no Processo Penal


O Recurso em Sentido Escrito, o “RESE”, é uma das principais peças recursais do Processo Penal. Suas hipóteses de interposição estão no art. 581 do CPP. Seguimos com as principais:

1. CONTRA DECISÃO QUE NÃO RECEBER DENÚNCIA OU QUEIXA:

Prevista no art. 581, I, do CPP, será cabida a interposição do RESE em face da decisão, despacho ou sentença que rejeitar a denúncia ou queixa-crime, nos termos do art. 395 do CPP, quando esta for manifestamente inepta, faltar pressuposto processual, condição de procedibilidade ou justa causa (lastro probatório mínimo) para a ação penal. O RESE servirá para provar que há elementos suficientes para prosseguir com a ação penal.

2. CONTRA DECISÃO QUE PRONUNCIAR O RÉU:

Prevista no art. 581, IV, do CPP, será cabida a interposição do RESE nos casos em que o réu for pronunciado. Entendendo que o rito processual do Tribunal do Júri tem duas fases: Na primeira fase, chamada de “judicium acusationis”, o processo é submetido a um juiz togado, como ocorre no rito ordinário. O réu é citado, oferece resposta à acusação e, em seguida, há uma audiência, onde a vítima (quando possível, é lógico, pois se trata de crimes contra a vida), as testemunhas e o acusado são ouvidos.

Em regra, as alegações finais são apresentadas oralmente, em audiência, mas é possível que o juiz determine a apresentação por memoriais. Em seguida, vem a decisão em que o juiz pode: pronunciar (art. 413, CPP), impronunciar (art. 414, CPP), absolver sumariamente (art. 415, CPP) ou desclassificar para outro delito (art. 419, CPP) caso incida a discordância com a acusação do juiz sobre a existência de crime diverso dos referidos no art. 74, § 1º do CPP, remetendo para o juízo competente os autos.

Se pronunciado o réu, o caso segue para a segunda fase, chamada de “judicium causae”, que é o julgamento pelo Tribunal do Júri. Da decisão de pronúncia, cabe RESE, e o objetivo da defesa é evitar que o caso vá para a 2ª fase. Acontecerá da seguinte forma em questão de prova: o juiz pronunciará o réu se convencido da materialidade do fato e  da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação. No problema, o texto deixará claro que o juiz viajou ao pronunciar — as testemunhas disseram que o acusado não participou do crime, ou alguma prova deixará  bem evidente a existência de excludente da ilicitude, a exemplo da legítima defesa. E, com base no próprio enunciado, você demonstrará que o réu deve ser impronunciado (art. 414, CPP) ou absolvido sumariamente (art. 415, CPP).

A decisão terá algum erro — a OAB não descreverá uma decisão impecável, sem teses. Será preciso ter atenção para encontrar os ganchos no enunciado. Observação: pode ocorrer de a FGV trazer teses subsidiárias. Exemplo: o réu está sendo acusado de homicídio qualificado. No enunciado, está bem claro que ele agiu em legítima defesa. Contudo, o problema também deixa transparecer que o homicídio não foi qualificado. Neste caso, você pedirá, como tese principal, a absolvição sumária por legítima defesa, e, subsidiariamente, a pronúncia por homicídio simples, sem qualificadora. O STJ fala em "decotar a qualificadora" quando isso ocorre. A tese subsidiária também poderá ser a desclassificação (ex.: de homicídio para lesão corporal).

3. CONTRA DECISÃO QUE CONCEDER OU NEGAR HABEAS CORPUS:

De acordo com o art. 581, X, cabe RESE em face da decisão, despacho ou sentença que conceder ou negar a ordem de habeas corpus, que poderá ser impetrado nos termos do art. 647 do CPP. Caberá HC ao juiz de primeira instância quando a autoridade coatora for a autoridade policial ou particular. Da decisão que denega HC, cabe RESE. Exemplo: o delegado instaura inquérito policial com base em "denúncia anônima", também chamada de notitia criminis inqualificada. O indiciado impetra HC para pedir o trancamento do IP. Se o juiz não conceder a ordem, o indiciado deve interpor RESE ao tribunal.

OBS: Atenção! Se a autoridade coatora for o juiz, cabe HC ao tribunal, e, da decisão que denega HC, caberá ROC (Recurso Ordinário Constitucional), e não RESE — jamais interpor RESE contra decisão de Tribunal.

Os demais incisos do art. 581 do CPP são autoexplicativos. Ainda sobre as teses, é possível alegar nulidades, com fundamento no art. 564 do CPP, e causas de extinção da punibilidade (art. 107 do CP).

4. PRAZO E JUÍZO DE RETRATAÇÃO

O prazo para interposição do RESE será de 5 (cinco) dias, conforme determina o art. 586 do CPP. O recorrido terá o mesmo prazo para apresentar as contrarrazões do RESE (art. 588, CPP). Com ou sem resposta do recorrido, o recurso será concluso ao juiz, que reformará ou sustentará o seu despacho, ato desde chamado de juízo de retratação, que deverá ser pedido pelo recorrente na peça (Exame da Ordem), de acordo com o art. 589 do CPP.

0 comentários:

PAULO MONTEIRO ADVOCACIA & CONSULTORIA

OAB/CE Nº 46.849
Rua Dom Pedro II, 736 - Cruzeiro - Camocim, CE, Brasil. CEP: 62400-000
E-MAIL: pmonteiroadvocacia@gmail.com
REDES SOCIAIS: @pmonteiroadvocacia