quinta-feira, 11 de maio de 2023

A Era dos Presidentes “Animadores de Torcida”

FOTO: Ricardo Amorim. REPRODUÇÃO: Instagram

Texto do economista e analista político Ricardo Amorim (com adaptações e comentários):

Uma vez eleito, um presidente deveria governar para todos e criar condições para que medidas importantes para que o país avance pudessem ser aprovadas no Congresso.

Este presidente deveria unir os brasileiros em prol de um projeto comum de país, onde todos rememos na mesma direção, e não uns remando a favor e outros contra, dependendo de quem estiver no governo.

Nós, cidadãos, deveríamos conseguir desenvolver um conceito de Estado, ao invés de governo e criar um projeto de país, assim como ter clareza sobre o que é necessário para que esse projeto possa se tornar realidade.

Mas o que tem acontecido nos dois últimos governos é exatamente o contrário. Nós vivemos a era do Presidente animador de torcida, que só fala para seus apoiadores. Isso gera enormes distorções.

A primeira distorção é um conflito permanente entre dois lados absolutamente opostos, que não representam a maior parte do país. Isso trava o avanço de reformas importantes e necessárias no Congresso Nacional, porque o Presidente não dialoga mais com quem não pensa exatamente como ele.

Precisamos reverter essa ultrapolarização paralisante que impede o Brasil de avançar. Toda a população brasileira paga a conta pela postura que os últimos presidentes têm tido. Basta.

Mesmo depois de eleitos, Bolsonaro e Lula continuaram com discursos exclusivamente voltados para a sua base mais aguerrida de apoio. Com isso, fomentaram a polarização e dificultaram o avanço de medidas importantes para melhorias das condições do país. Nos dois casos, o que os Governos faziam ou fazem é muito diferente do que os Presidentes falam.

Especificamente no caso de Lula, como seus discursos tratam de temas econômicos, ao contrário de Bolsonaro, os impactos negativos para a economia são muito maiores. Está na hora dos Presidentes no Brasil voltarem a governar e não apenas a animarem torcidas.

COMENTÁRIO:

Temos um presidente enforcado na própria arrogância pela vitória eleitoral, que mantém o ímpeto de governar “sozinho”, aumentando a instabilidade política. Do outro lado, vemos um antagonista amargurado que se recusa a fazer uma oposição digna. Essas controversas e carismáticas figuras focam unicamente em alimentar a claque fanática. No teatro das tesouras, nós eleitores, acabamos por ser as marionetes.

0 comentários:

PAULO MONTEIRO ADVOCACIA & CONSULTORIA

OAB/CE Nº 46.849
Rua Dom Pedro II, 736 - Cruzeiro - Camocim, CE, Brasil. CEP: 62400-000
E-MAIL: pmonteiroadvocacia@gmail.com
REDES SOCIAIS: @pmonteiroadvocacia